BR.Syvum Página Inicial

Home > Matéria > Astronomia > Print Preview

Astronomia : Planetas - Fatos II  Largest Planet

apid   Teoria que você precisa saber!
eview

Alguns fatos básicos sobre os planetas do nosso sistema solar são dados abaixo.

Mercúrio, com a velocidade orbital de aproximadamente 107.030 mph (172,240 kmph), leva cerca de 87.97 dias para completar uma revolução ao redor do Sol e é o planeta mais rápido do nosso sistema solar.

Vênus, também conhecido como Estrela Vespertina ou Estrela da Manhã, é o planeta mais brilhante visto da superfície da Terra. Possui um brilho aparente de magnitude −4.4. É o mais brilhante objeto no céu noturno depois da lua (a qual é o único satélite natural da Terra e não um planeta).

Terra, com uma densidade aproximadamente 5.52 vezes maior que a da água, é o mais denso dos planetas do nosso sistema solar. É o único planeta sabido a suportar vida abundante.

Marte é chamado de 'Planeta Vermelho' por causa de seu solo vermelho (rico em óxido de ferro) e seu céu rosado. O planeta recebe o nome do Deus Romano da Guerra. Sua cor vermelha foi associada pelas antigas civilizações com o sangue das batalhas.

Júpiter, com um diâmetro equatorial de aproximadamente 88,850 milhas (142984 km) é o maior dos planetas que revolvem ao redor do Sol. Sua massa é aproximadamente 318 vezes e volume 1300 vezes maiores que os da Terra. Em outras palavras, Júpiter poderia conter cerca de 1300 bolas do tamanho da Terra. A Grande Mancha Vermelha de Júpiter, que é do tamanho equivalente a dois círculos do tamanho da Terra, é o maior furacão do sistema solar.

Saturno, com uma densidade cerca de 0.69 vezes a da água é o planeta com a menor densidade no nosso sistema solar. Se os planetas fossem colocados em um oceano gigante, Saturno seria o único a flutuar sobre a água.

Urano apresenta o eixo mais inclinado. Seu eixo é excepcionalmente inclinado a 98o à vertical. Ao contrário dos outros planetas que giram verticalmente ao redor do Sol, Urano aparenta girar ao longo de sua própria órbita porque gira lateralmente.

Netuno apresenta constantes tempestades, conforme descoberta através do telescópio espacial Hubble em 1994 das manchas escuras em seu hemisfério sul.

Plutão, o planeta mais externo, deixou de ser considerado como planeta principal em Agosto de 2006. Com um diâmetro equatorial de aproximadamente 1420 milhas (2285 km) passou a ser considerado como planeta anão, após a descoberta de outros corpos celestes de tamanho similar. Este fato faz com que Mercúrio seja considerado o menor dos planetas, confirmando a opinião popular.

EXERCÍCIOS SOBRE A TEORIA ACIMA